Voltar

Notícias

Prefeitura Municipal de Chapecó e a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Aris), lançam a campanha "Consumo Sustentável" de Água

Ter, 23 Junho de 2015

Foi lançada nesta segunda-feira (22), no auditório da Prefeitura de Chapecó, a campanha ‘Consumo Consciente da Água’. A ação é uma parceria entre a Administração Municipal, através da Secretaria de Educação e a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Aris). Participaram do evento autoridades, representantes de Escolas Básicas Municipais, de Centros de Educação Infantil Municipal e comunidade. 

A ação foi motivada pelas preocupações globais sobre os aspectos da preservação e conservação da água, devido aos altos indicadores de crise hídrica em vários pontos do planeta. “O Oeste Catarinense tem bastante dificuldade em ter água tratável. A situação não é das melhores daqui para frente, por isso é preciso que cada um faça a sua parte”, disse o Diretor Geral da Aris, Adir Faccio.

A intenção é conscientizar a população a partir de um material que traz informações sobre o consumo da água, as maneiras de evitar o desperdício, orientando as famílias em como reconhecer e solucionar possíveis vazamentos de água nas residências. Para que todas essas informações cheguem à comunidade, as instituições de ensino municipais, urbanas e do campo, através de 20 mil alunos, serão os multiplicadores desta grande ação. O material, que foi entregue hoje à gestão escolar, será trabalhado pela escola, em sala de aula, distribuído aos estudantes e às famílias de diferentes bairros, linhas e distritos de Chapecó. 

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, professora Astrit Tozzo, este é um grande trabalho de multiplicação. “Esta é a verdadeira educação social que sempre falamos. Através desta cartilha, bem explicativa, vamos fazer com que essas informações cheguem às famílias para que assim, as próximas gerações também possam ter acesso à água tratada. Esta ação abre os olhos sobre a necessidade de preservar”, explica.

Para o Prefeito de Chapecó, José Caramori, nada melhor do que levar e construir conhecimento com os alunos. “Este é um ato tão simples mas muito importante. Acolher esta iniciativa e compartilhar com todos, tendo a oportunidade de mudar o futuro nos traz ânimo. As crianças sempre fazem grande diferença em qualquer ação e dão sequência a todo trabalho desenvolvido em sala de aula”, afirma.

Fonte:Texto: Camila de Almeida. Fotos: Cintia Bacher/Divulgação/PMC