×

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
Ouvidoria

201
Municípios Consorciados

Notícias

São Miguel do Oeste toma medidas para combater estiagem no município

Fonte: Prefeitura Municipal de São Miguel do Oeste Data de publicação: 3 de abril de 2020
Fotos: Prefeitura Municipal de São Miguel do Oeste


O cenário atual provocado pela estiagem em São Miguel do Oeste não é grave o suficiente para declarar Situação de Emergência, segundo o entendimento do Conselho Municipal de Defesa Civil que se reuniu no dia 31 de março para avaliar a situação. 

Por ser um município com perfil mais urbano do que rural, que teve importantes investimentos em prevenção à estiagem nos últimos tempos, principalmente com a construção de cerca de 130 poços caxambu, realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura, além da perfuração de poços artesianos, os efeitos da estiagem são sentidos em menor intensidade.

Segundo técnicos da Epagri, com as chuvas de segunda-feira (30) e sábado (28), também foi amenizada a questão de umidade do solo, que deve melhorar a condição das pastagens. Atualmente, as maiores perdas são no milho safrinha (40%) e no leite (27%). No interior, 25 famílias já foram atendidas pela Secretaria de Obras, com o abastecimento de água para uso animal (bovinos de leite, bovinos de corte e suínos), mas poucas são as que necessitam de água para consumo humano. Na cidade, a Casan também não tem previsão de desabastecimento.