×

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
Ouvidoria

209
Municípios Consorciados

Notícias

1º Encontro das Ouvidorias

Data de publicação: 26 de novembro de 2021


O 1º Encontro das Ouvidorias Reguladas pela ARIS foi realizado na data de 23/11/2021, de modo virtual. O objetivo foi estreitar os laços das ouvidorias dos prestadores de serviços com a Ouvidoria da ARIS; adquirir conhecimento e trocar experiências. Participaram do encontro pessoas de diversos municípios regulados pela agência. O evento foi aberto pelo Diretor Geral da Agência, Sr. Adir Faccio, que teceu comentários sobre a idealização, proposta e objetivo do evento e parabenizou o Ouvidor da ARIS pela iniciativa.

Pela Ouvidoria da ARIS foi apresentado um panorama geral sobre as atribuições da agência e a sua atuação nos 209 municípios consorciados; explanou sobre o papel da ouvidoria; o fluxograma das manifestações na Agência; apresentou o número de 455 manifestações recebidas (até o dia 21/11) e de 2.656 comunicados. Por fim, tratou sobre os casos mais recorrentes de reclamações de usuários e esclareceu alguns pontos das normativas da ARIS relacionadas ao tema.

A representante da Ouvidoria dos prestadores Águas de Penha / São Francisco do Sul, Sra. Thais Loiola, apresentou o Painel nº 4 – Troca de Experiências com os prestadores. Foram abordados temas sobre o ciclo da ouvidoria, aplicado na gestão e funcionamento das demandas; sobre a evolução anual do número de manifestações nestes municípios, cujo percentual aumentou 400% em comparação com o ano anterior; e apresentou as atividades sociais e programas realizados pela Ouvidoria da Concessionária, tais como o Programa Saúde Nota 10, o Programa Afluentes, o Programa Portas Abertas e o Dia das Águas.

Pela Companhia Águas de Joinville – CAJ, a Sra. Camila Monick da Silva, representante da Ouvidoria, apresentou o cenário que a CAJ está inserida, com a população de mais de 600 mil habitantes; tratou sobre breve histórico de evolução da Ouvidoria e sua recente restruturação; e trouxe alguns números de atendimentos, dos quais 230 mensais se referem a Ouvidoria da Companhia. Explanou, por fim, sobre os sistemas utilizados e a forma de operação das manifestações dos usuários.

Nada mais havendo a ser tratado, o Ouvidor da ARIS procedeu com o encerramento e agradeceu a presença de todos, demonstrando a sua satisfação com o evento e pontuou que será analisada a proposta de realizar mais encontros como este.