×

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste

202
Municípios Consorciados

Painel de Situações - Estiagem SC

Sala de Situações
ESTIAGEM - SITUAÇÃO E MEDIDAS PREVENTIVAS NOS MUNICÍPIOS CONSORCIADOS - ARIS (23/03/2020)
 
(Fontes: Prestadores de Serviços, Escritórios Regionais da ARIS - Área Urbana, EPAGRI/CIRAM e Defesa Civil)
               
MUNICÍPIO   SITUAÇÃO   STATUS   MEDIDAS PREVENTIVAS  
Águas de Chapecó   Atenção   Abastecimento urbano e rural normal.    Falta de água nos finais de tarde decorrente de problemas de ordem operacional e não devido à falta de chuva.  
Águas Frias   Critico   Abastecimento urbano normal, porém comprometido devido à queda de vazão no poço que abastece o município. A vazão do poço caiu de 10 para 5m³/h   Sistema sendo abastecido com caminhão pipa  
Anchieta   Alerta   Abastecimento urbano e rural normal. Barragem com nível muito baixo   Buscar abrir alguns açudes. Comunicado de uso consciente de água.  
Bandeirante   Alerta   Abastecimento urbano e rural normal. Manancial praticamente seco, porém ainda com água reservada na barragem. Abastecimento poderá ficar comprometido caso não chova.   Tratativa para a recuperação de um poço desmoronado, de forma a complementar o abastecimento público. Comunicado de uso consciente de água.  
Caxambu do Sul   Critico   Mananciais baixos, abastecimento urbano em alerta e falta de água no interior.   Decretado situção emergencial. Fornecimento de água através de caminhões pipa na área rural. Comunicado de uso consciente de água.  
Campo Erê   Alerta   Abastecimento urbano normal. Vazão do rio Bicudo  abaixo do normal. Falta de água no interior.   A vazão da ETA será diminuída para evitar o desabastecimento total. Fornecimento de água através de caminhões pipa para algumas famílias em área rural. Comunicado de uso consciente de água.  
Chapecó   Alerta    Abastecimento ainda normalizado. Mananciais baixos, Barragem São José com nivel abaixo do normal e baixando de forma muito rápida, cerca de 10cm/dia. Falta de água no interior.   Decretado situção emergencial. Fornecimento de água através de caminhões pipa na área rural. ERAB Tigre acionada e iremos captar o volume morto do São José. Comunicado de uso consciente de água.  
Coronel Martins   Alerta   O único poço da cidade está com nível muito baixo, diminuindo sua vazão. Situação de alerta na área urbana e rural. Captação de água em Galvão para abastecer a população.   O prefeito buscará solução no prestador em Chapecó e em Florianópolis. Prestador já esta procurando o terreno adequado para a perfuração do segundo poço.  
Dionísio Cerqueira   Critico   Abastecimento urbano e rural normal. Barragem no Rio União muito baixa, quase seca   A ERAB1 será acionada através da locação de um grupo gerador   
Entre Rios   Critico   Rio praticamente seco. Abastecimento urbano normal   Caso não chova, o abastecimento será interrompido pela falta de água bruta. Não há poços produtivos na região. Possibilidade de importar água tratada de São Domingos. Comunicado de uso consciente de água.  
Faxinal dos Guedes   Alerta   Abastecimento normalizado, mas a previsão é de apenas 7 dias de operação caso não chova. Nivel da barragem abaixo do normal, mas estabilizada   Previsão de reduzir gradativamente o tempo de operação da ETA par que sobre água na barragem.  
Formosa do Sul   Alerta   Abastecimento ainda normalizado. Vazão do Rio muito baixa      
Guatambú   Critico   Mananciais baixos, abastecimento urbano em alerta e falta de água no interior.   Decretado situção emergencial. Últimas chuvas amenizaram a situação mas continua o fornecimento de água através de caminhões pipa na área rural. Comunicado de uso consciente de água.  
Iporã do Oeste   Critico   Abastecimento urbano normal. Vazão do rio pirapó muito baixa, barragem baixando aproximadamente 1cm/hora. Falta água na área rural.   Fornecimento de água através de caminhões pipa para área rural.  Comunicado de uso consciente de água.  
Iraceminha   Atenção   Abastecimento urbano e rural normal.   Últimas chuvas amenizaram a situação. Comunicado de uso consciente de água.  
Jaborá   Critico   Poços com vazões reduzidas   Sistema sendo abastecido com caminhão pipa. Comunicado de uso consciente de água.  
Jupiá   Alerta   Falta de água na área rural e em algumas residências na área urbana.   Fornecimento de  água com o caminhão pipa para a cidade e o interior. Se não chover nos próximos dias previsão de entrar em estado de emergência. Comunicado de uso consciente de água.  
Maravilha   Alerta   Abastecimento urbano e rural normal. Barragem do Rio Jundiá abaixo do normal   Comunicado de uso consciente de água.  
Mondaí   Atenção   Abastecimento urbano normal.   Últimas chuvas amenizaram a situação mas continua fornecimento de água através de caminhões pipa para área rural. Comunicado de uso consciente de água.  
Nova Trento   Atenção   Abastecimento urbano prejudicado em bairros, locais mais altos.   Poucas chuvas e problema em valvúla de reservatório prejudicaram a reservação de água. Manobras operacionais na rede de distribuição e estudos de novas fontes de captação. Comunicado de uso consciente de água.  
Palma Sola   Alerta   Abastecimento urbano e rural normal. Barragem com nível muito baixo   Comunicado de uso consciente de água.  
Peritiba   Critico   Abastecimento normalizado por enquanto. Rio Arroio das Formigas praticamente seco   Estão operando com o poço  
Planalto Alegre   Critico   Mananciais baixos, abastecimento urbano em alerta e falta de água no interior.   Decretado situção emergencial. fornecimento de água através de caminhões pipa na área rural. Comunicado de uso consciente de água.  
Princesa   Atenção   Abastecimento urbano normal. Falta de água no Interior.   Fornecimento de água através de caminhões pipa. Comunicado de uso consciente de água.  
Riqueza   Alerta   Abastecimento ainda normalizado. Nível do Rio muito abaixo do normal.   Caso não chova podrão entrar em estado emergência. Comunicado de uso consciente de água.  
Romelândia   Atenção   Abastecimento urbano normal.   Fornecimento de água através de caminhão pipa para algumas famílias na área rural.   
Saltinho   Alerta   Falta de água desde Julho/2019 na área urbana e rural. Nível dinâmico dos poços muito baixo.A produção está comprometida, pois a vazão dos poços diminuiu muito.   Manobras operacionais e fornecimento de água através de caminhões pipa. Comunicado de uso consciente de água.  
Santa Helena   Atenção   Abastecimento urbano normal. Falta de água no Interior. Últimas chuvas amenizaram abastecimento.   Perfurado poço artesiano. Últimas chuvas amenizaram a situação mas continua fornecimento de água através de caminhões pipa. Comunicado de uso consciente de água.  
Santa Terezinha do Progresso   Atenção   Abastecimento urbano normal. No interior do município falta água.   Prefeitura comprou um caminhão pipa. Últimas chuvas amenizaram a situação mas continua fornecimento de água através de caminhões pipa para interior. Comunicado de uso consciente de água.  
São Carlos   Atenção   Abastecimento urbano normal. Falta de água no Interior.   Fornecimento de água através de caminhões pipa para algumas famílias em área rural.Comunicado de uso consciente de água.  
São Domingos   Alerta   Abastecimento ainda normalizado.  Vazão do rio Bomito abaixo do normal   O nível da barragem estabilizado, mas muito abaixo do normal.  
São Lourenço do Oeste   Alerta   Abastecimento urbano normal. Nível da barragem muito baixo, cerca de 60% abaixo do normal   O poço está sendo utilizado por um período maior que o recomendado, diminuindo seu tempo de recuperação, mas mantendo o abastecimento da cidade. Aberto um açude, que está ajudando a manter nível na barragem. Fornecimento de água através de caminhões pipa para área rural.  
São Miguel do Oeste   Alerta   Abastecimento normalizado, mas o nível da barragem está muito abaixo do normal. Barragem do Rio Cambuí em nível extremamente baixo. Falta de água em determinados pontos da área urbana por decorrência de problema operacionais e critica na área rural.   Fornecimento de água através de caminhões pipa. Comunicado de uso consciente de água. Aumentaram a vazão captada no Rio das Flores  
Saudades    Critico   Mananciais baixos, abastecimento urbano em alerta e falta de água no interior.   Decretado situção emergencial. fornecimento de água através de caminhões pipa na área rural. Comunicado de uso consciente de água.  
Seara   Critico   Abastecimento ainda normalizado e falta de água no interior. Rio Caçador com vazão abaixo do normal, nivel da barragem abaixo da crista do barramento e assoreamento extremo   Decretado situção emergencial.  Aumentaram o tempo de operação do poço. Fornecimento de água através de caminhões pipa na área rural. Comunicado de uso consciente de água.  
Serra Alta   Atenção   Abastecimento urbano normal. Continua problema de abastecimento em área rural.   Últimas chuvas amenizaram a situação mas ainda continua falta de no interior.  
Xaxim   Alerta   Abastecimento normalizado. Vazão abaixo do normal nos rios Jacu e Jacutinga, sendo que a barragem está muito baixa, cerca de 20% abaixo do normal   Previsão é de apenas 6 dias de operação caso não chova  

 

Avisos - Previsão do Tempo e Monitoramento Hidrológico:

Previão de Tempo Ceu aberto com poucas nuvens e pancadas de chuvas isoladas = Litoral sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajai, e Planalto Norte. Nebulosidade variável e chuvas isoladas no Planalto Sul, Meio Oeste, Oeste e Extremo Oeste.
 
EPAGRI/CIRAM - DEFESA CIVIL – 19/03/2020.