Free cookie consent management tool by TermsFeed
×

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste

209
Municípios Consorciados

Projetos

Projeto Acertar

O Projeto Acertar tem como objetivo desenvolver metodologias de Auditoria e Certificação de informações do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). O projeto, executado no âmbito do Programa de Desenvolvimento do Setor Água – INTERÁGUAS, foi resultado da parceria entre o Ministério das Cidades e a Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR) e cujo propósito foi de aprimorar os processos de gestão das informações dos prestadores de serviços de saneamento.

Ver mais sobre o projeto

 

TRATASan

O projeto possui como escopo fundamental a demanda trazida pelos gestores municipais à ARIS para equacionar a falta de investimentos necessários para implantação e operação de sistemas coletivos de esgotamento sanitário, previstos principalmente nos Planos Municipais de Saneamento Básico. Para tanto e embasado na realidade e no cenário atual da economia nacional, a falta de recursos não onerosos
ou mesmo com juros de baixo impacto, a ARIS definiu de forma estratégica, pela elaboração de um diagnóstico regulatório onde se possa verificar a realidade dos municípios regulados pela ARIS no tocante à coleta e ao tratamento de esgotos.

Documento do Projeto TRATASan

Folder do Projeto TRATASan

Ver mais sobre o projeto

 

Atualização de Metas dos PMSBs

Em 2022 a ARIS iniciou um projeto para auxiliar os Municípios de pequeno porte (até 25 mil habitantes) na tarefa de discutir e planejar os serviços de saneamento básico, propondo a elaboração de um relatório cujo objetivo é atualizar as metas vinculadas aos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, considerando a utilização de soluções alternativas.

É um trabalho desenvolvido conjuntamente, onde o município discute e define o seu planejamento, o prestador fornece dados sobre os sistemas da sua área de abrangência e a ARIS reúne essas informações em um documento técnico compatível com as diretrizes legais.

A previsão de conclusão é até o final do ano de 2023, quando se pretende completar a elaboração de aproximadamente 80 relatórios, referentes aos Convênios de Cooperação Técnica que foram assinados com os municípios para execução deste projeto.

Documento do Projeto de Atualização de Metas dos PMSBs

Resultados Parciais 04-2023


topo